Como escolher a armação de óculos de grau

Formato de rosto? Tamanho? Como escolher a armação de óculos de grau perfeita para você

Para muitas pessoas, usar óculos é muito mais do que uma questão de estilo, e sim, de necessidade: estudos estimam que até 2050 quase metade da população mundial precisará usar óculos de grau para corrigir algum tipo de deficiência visual. Além dos fatores genéticos que influenciam os problemas de visão, o aumento astronômico do uso de dispositivos eletrônicos como computadores e celulares contribui para que cada vez mais pessoas precisem de óculos.
óculos de grau

E seja qual for o motivo, se você é uma dessas pessoas e descobriu que vai precisar usar, ou até já usa há um tempo mas quer trocar de armação de óculos de grau, deve estar se perguntando: como escolher o melhor modelo de óculos para o meu rosto?

Um dos métodos mais conhecidos é determinar qual é o formato do seu rosto e a partir daí, escolher um dos formatos de óculos que são considerados “mais indicados” para o seu rosto – geralmente um formato oposto ao formato do rosto. Apesar de muito conhecido, esse não é exatamente o melhor método para escolher um óculos, já que não leva em consideração o gosto pessoal de quem vai usar o óculos, nem outros fatores como estilo pessoal, qual a impressão que a pessoa deseja passar no seu dia a dia, e mais.

Escolher um entre tantos modelos de óculos de grau pode parecer uma tarefa difícil, mas separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão de enxergar melhor sem perder o estilo!

Sim, o formato do rosto importa

Apesar de a decisão apenas baseada no formato de óculos para cada rosto não ser a mais indicada, não dá para negar que ele é um fator que importa sim na hora da decisão. O segredo aqui é usar o formato do rosto como um guia para encontrar um ou mais formatos que funcionem para você em particular, ao invés de usá-lo como único critério para considerar ou eliminar os diferentes modelos de óculos.

Se você está procurando um óculos para rosto redondo, e adorou a tendência dos óculos de grau redondos e como eles ficam em você? Então pode apostar neles sem medo. Esqueça as “regras” e descubra o que é melhor para você.

Qual tamanho?

Além do formato, outro fator que também importa bastante é o tamanho dos óculos. Modelos menores geralmente combinam com rostos menores, e óculos grandes combinam com rostos maiores, mas assim como o formato, tudo é uma questão de saber o que é melhor e mais confortável para você.

Cor faz a diferença

Já se foi a época onde óculos estavam disponíveis apenas em cores sóbrias e sérias como preto, marrom ou prata, dependendo do material. Atualmente, é possível encontrar óculos das mais diversas cores e materiais, e encontrar um tom que complemente o seu tom de pele, olhos e cabelos é um passo super importante na hora de escolher o seu óculos.

Armações pretas, marrons e transparentes são bem universais e combinam com a maioria das pessoas, mas normalmente, os tons mais claros de marrom, rosa claro e prata combinam mais com peles e cabelos claros, enquanto marrons escuros, pretos e dourados complementam melhor tons de peles mais escuros.

Estilo é tudo

O estilo do óculos também diz muito sobre o efeito que ele terá no seu visual. Óculos redondos geralmente são mais associados a uma imagem mais “nerd”, com ares de estudiosa, enquanto óculos quadrados passam uma imagem mais séria e são ideais para o ambiente de trabalho, por exemplo. Se você não dispensa um toque vintage ou mais descolado, pode apostar no óculos gatinho, que fez sucesso nos anos 50 e recentemente voltou com tudo.

Agora que você já sabe como escolher o óculos perfeito para você, conta pra gente aqui nos comentários qual é o seu modelo de óculos favorito, e para ainda mais dicas de moda e estilo, continue navegando no blog! Confira 5 dicas de moda fitness masculina

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.